Festival Escolar do JF Vôlei emociona e faz história

      Um dia histórico para o projeto JF Vôlei.

   Assim foi considerado, por organizadores e participantes, o Festival Escolar promovido neste sábado, dia 2 de dezembro, reunindo mais de 300 crianças e adolescentes, todas elas de escolas municipais, estaduais e particulares que adotam a metodologia de ensino do JF Vôlei.

   Em dois ginásios da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram utilizadas treze quadras simultaneamente para a prática do voleibol, numa tarde que misturou alegria, brilho nos olhos, entusiasmo, paixão pelo esporte e pelo voleibol, tudo isso amparado na filosofia implantada no projeto de formação do JF Vôlei.

Festival Escolar do JF Vôlei reuniu cerca de 300 crianças e adolescentes

Capitão presente

     O evento contou com a participação do capitão da equipe masculina adulta, campeã invicta da Superliga C e semifinalista do Campeonato Mineiro, Fernando Pilan, que destacou a importância de se promover um evento grandioso como o Festival: “Sempre bom acompanhar o trabalho da base. Eu, como eles, comecei de algum lugar e estar aqui prestigiando esse evento é muito bom.”

  O ponteiro Hugo Brennea, de 17 anos, oriundo da categoria de base e integrante hoje do elenco principal, também marcou presença.

Professores, atletas da equipe principal e toda a equipe dos núcleos de iniciação do JF Vôlei marcaram presença

Intercâmbio

     Os jovens de 6 a 16 anos se emocionaram com o evento, como contam as amigas Valentina Siqueira e Lorena Machado, ambas de 12 anos de idade, estudantes do Colégio Apogeu. “A gente está muito feliz de estar aqui nesse evento, conhecendo alunos de outros colégios e esperamos que ano que vem o JF Vôlei faça mais eventos como esse.”

“Um marco para o voleibol juiz-forano”

   Helder Zimmermann, diretor de operações do JF Vôlei, considerou o dia um marco para o voleibol juiz-forano: “Hoje é um dia histórico para o nosso projeto. Fizemos um grande festival com 13 quadras usadas simultaneamente, com atletas de várias idades, diferentes categorias, aproximadamente trezentas crianças. Com a participação, eles conseguem, através do festival, mostrar tudo que estão aprendendo através da metodologia do JF Vôlei nas escolas. Isso vira um celeiro para as próximas etapas, categorias de base e, quem sabe um dia, a equipe profissional. Mas, principalmente, apaixonados pelo esporte e que pratiquem e entendam o valor dessa prática em suas vidas. Vivemos um dia de muita alegria para quem jogou e para nós que organizamos.”

“Evento marcante na vida das crianças”

   Vitória Campos, coordenadora dos núcleos de iniciação ao voleibol, não escondeu o entusiasmo ao vivenciar a empolgação dos meninos e meninas numa tarde inteira de voleibol, fruto do trabalho que já vem sendo desenvolvido com muito estudo e seriedade em cada uma das escolas:

  “É um prazer imenso conseguir reunir essa galera toda aqui, cerca de 300 aluno, participando de uma tarde intensa de vôlei de duas às seis da tarde.  As crianças estão podendo jogar bastante, rodando nas quadras, jogando bastante contra as outras equipes. É um momento único para nós, na história do nosso projeto, conseguir reunir tantos alunos ao mesmo tempo em um festival. E para as crianças também, com certeza é um evento marcante na vida delas. E a gente espera que o vôlei continue se fazendo presente na vida delas e que elas tenham um carinho especial por esse esporte e pelo nosso time”, revelou Vitória.

Parte competitiva e sociabilidade

   Guilherme Medeiros, supervisor do trabalho realizado pelo JF Vôlei nas escolas, falou sobre a importância do festival. “Reunimos todos nossos núcleos de escolas públicas e particulares. Tá sendo muito proveitoso as crianças trabalharem tanto a parte competitiva quanto a parte de sociabilidade.”

Crianças maravilhadas

    Fernando Ladeira, professor de educação física do colégio Balão Vermelho Alicerce, elogiou a estrutura: “As crianças estão maravilhadas com este espaço físico, com a quadra, o ginásio, algo bem diferente, ao que elas estão acostumadas. É muito importante a oportunidade de ter contato com crianças de realidades sociais diferentes e de outros colégios. Essa é outra alegria que o evento proporciona. Ter a oportunidade de estar com os pais, competindo com o intuito de participar é muito importante.”

Alegria dos pais

    André Silva, assistente técnico e ex-jogador do JF Vôlei, marcou presença no evento que contou com a participação de seus dois filhos. “É muito bacana acompanhar o festival, uma felicidade enorme, ver quase trezentas crianças praticando o vôlei. É uma oportunidade para nós podermos acompanhar os meninos que vêm praticando o esporte e talvez captar alguns para nossa divisão de base.”

    Esse foi o caso do Saulo Gabriel Ferreira, aluno do núcleo do Bandeirantes, que se destacou nos treinamentos e atualmente integra o time Sub 16 do JF Vôlei. O jogador compareceu junto com seu núcleo e foi um dos destaques do dia. Com apenas 14 anos, a promessa juiz-forana já tem 1,92 de altura.

Escolas com a metodologia JF Vôlei

  A metodologia do JF Vôlei está presente nas escolas do Apogeu centro, Apogeu Jardim Norte e Apogeu São Pedro, além da escola Degraus de ensino, Balão Vermelho, Cultura Viva e Integra.

  O JF Vôlei desenvolve trabalho nas seguintes escolas estaduais e municipais:

E.M Fernão Dias Paes – bairro bandeirantes

E.M Engenheiro André Rebouças – bairro Milho branco

E.M Tancredo Neves – bairro São Pedro

E. E Clorindo Burnier – bairro Barbosa Lage

E.E Manuel Carneiro das Neves – Paula Lima

   O JF Vôlei também atua na ONG Onda Solidária em Santana do Deserto.

Texto: Misto Quente Comunicação

Coordenação: Maurício Bara Filho e Heglison Toledo