Valor é destinado para instituições e centros esportivos que beneficiam a população de forma acessível e inclusiva
por Renan Bastos, sob supervisão de Pedro Sarmento.
24 de julho de 2024
Em 2024, até então, o JF Vôlei conseguiu levantar R$ 726.226,00 por intermédio das Leis de Incentivo Federal (JF Vôlei Educacional) e Estadual (Juiz de Fora Vôlei – Ano VI), que permitem que recursos de renúncia fiscal sejam utilizados em projetos esportivos e paradesportivos em todo o país. Através de doações e patrocínios, esses projetos beneficiam crianças, adolescentes, jovens e adultos.
O clube continua comprometido em oferecer lazer e promover a inclusão social através do esporte. Além disso, o projeto visa introduzir o voleibol aos iniciantes e descobrir novos talentos para as categorias de base da equipe profissional. Ao todo, o JF Vôlei atende aproximadamente 300 jovens na cidade, distribuídos em sete instituições públicas de ensino. O supervisor do JF Vôlei, professor Hélder Zimmerman, falou sobre a iniciativa.
“Os projetos sociais do JF Vôlei hoje são a base do nosso desenvolvimento. Com ele a gente consegue propiciar a mais de 300 crianças aulas de voleibol gratuitas, mas que vão muito além do voleibol. Elas implicam um crescimento pessoal, social e esportivo de crianças e adolescentes que não teriam oportunidade de aprender e se aprofundar nessa modalidade. Além disso, possibilita, para os que se destacam mais, a participação das nossas categorias de base. Alguns atletas até já chegaram a treinar com a equipe profissional. Então é um ciclo completo que nós temos muito orgulho de estar possibilitando a crianças e adolescentes de sete escolas públicas de Juiz de Fora”, concluiu.
No apoio federal, o projeto conta com o suporte de três grandes empresas: Cemig, U&M e Essencis. As organizações, que se enquadram no regime de Lucro Real, podem destinar até 2% do seu imposto de renda para projetos esportivos. Além disso, temos o apoio dos Guardiões JF Vôlei, que são pessoas físicas que contribuem com até 6% do seu imposto de renda.
Por meio da Lei Estadual, as empresas direcionam recursos financeiros para projetos esportivos aprovados pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Nesse sentido, o JF Vôlei conta com a importante parceria da Fundação ArcelorMittal. O apoio oferecido pode ser deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Corrente), o que resulta em um investimento direto na promoção do esporte na comunidade.
Um dos pontos mais importantes dessa iniciativa é que os projetos esportivos apoiados são oferecidos gratuitamente. Isso garante que as atividades esportivas sejam acessíveis e inclusivas, permitindo que pessoas de todas as classes socioeconômicas tenham acesso a essas oportunidades.