Outubro está sendo um mês movimentado nas escolas particulares que integram o programa “Escola de Formação de Vôlei”, desenvolvido pelo projeto JF Vôlei. Desde o dia três, mais de 30 alunos participaram do Festival Interno de Vôlei, realizado nas unidades das oito escolas parceiras. São elas: quatro unidades do Colégio Apogeu, Escola Integra, Sistema Degraus de Ensino, Balão Vermelho Alicerce e Escola Cultura Viva.
O festival teve início em três de outubro na unidade Santo Antônio 1, do Colégio Apogeu. O término está previsto para dia 18, no Colégio Apogeu, unidade Benfica. O organizador Guilherme Medeiros conta que o objetivo é trazer a prática do voleibol para a criançada. A ideia é que eles joguem entre si e tenham a sensação de competição.
Segundo o professor, no dia a dia da prática esportiva, os alunos não enxergam que estão jogando vôlei. O festival é uma maneira de aproximá-los do esporte, declara. O profissional relata que o reinício do profissional influenciou na visão das crianças sobre o esporte, influenciando alguns alunos a comentar sobre os jogadores.
Metodologia
A metodologia usada pelo projeto JF Vôlei no ensino do voleibol é a do minivoleibol,. Trata-se de um método simples e adaptado às necessidades das crianças de 08 a 14 anos. É jogado por duas equipes, compostas por menos de 6 jogadores em cada time. Desta forma, o professor adequa as ações complexas do esporte às situações de jogos simplificadas, correspondentes ao estado de desenvolvimento dos jogadores. Os objetivos do método são promover melhorias nos aspectos físicos e motores; atrair o aluno o mais cedo para a prática do voleibol; estimular a socialização e desenvolver o domínio das ações técnicas do voleibol.
As estatísticas mostram que a modalidade está entre as mais populares do mundo. 85% dos atletas de equipes adultas vêm de categorias básicas (infantojuvenil e juvenil) e das divisões básicas do voleibol.