Projeto é apontado como referência para planejamento estratégico
O modelo adotado pelo projeto JF Vôlei e, sobretudo, suas perpectivas para o futuro próximo extrapolaram os limites do país, sendo tema de estudo apresentado na JAMK University, em Helsinki, na Finlândia. A apresentação foi feita em março pelo pesquisador Marcos Vinícius dos Santos, como parte do Mestrado em Negócios do Esporte. Com o título “Together we’re stronger: a strategic plan for JF Volleyball 2020 – 2030”, o trabalho traçou metas para a sustentabilidade do projeto pelos próximos 10 anos, baseadas em conceitos como estratégia, responsabilidade social, análise ética e ambiental.
Marcos Vinícius é um ex-trainee do JF Vôlei, por onde passou em 2017, e já naquela época se interessava por gestão de negócios do esporte e análise de dados. Possui licenciatura em Educação Física pela UFJF e Especialização em Gestão Educacional, pela Faculdade Metodista Granbery. “Durante uma das disciplinas do Mestrado – Strategic Management of Sport -, nos foi pedido fazer um plano estratégico que oferecesse uma análise aprofundada de uma organização esportiva ou franquia, sob uma perspectiva estratégica de desenvolvimento sustentável. Não pensei duas vezes e escolhi o JF Vôlei como tema da pesquisa, pelo incrível trabalho realizado”, explicou, destacando a repercussão positiva causada pela apresentação do trabalho, que recebeu nota máxima.
O desenvolvimento do plano foi integralmente pautado em dados reais do projeto e sua relação com o entorno (orçamento, receita, aspectos culturais, etc). Marcos lembra que a estratégia de 10 anos foi feita de forma realista, mas buscando novas possibilidades de geração de oportunidades para o projeto. “A ideia é mostrar caminhos para que o JF Vôlei prossiga o excelente papel acadêmico e de responsabilidade social na cidade, o que me deixa especialmente orgulhoso como cidadão de Juiz de Fora. Tudo isso fundamentado numa compreensão de esporte inserido na era digital (Esporte 4.0), como todo planejamento esportivo deve ser”, completou.
O trabalho final foi entregue à direção do projeto em Juiz de Fora. “Ficou muito bom. Ele fez um diagnóstico de marketing e propôs ações que podem ser implementadas, além de ter feito um retrato fiel do JF Vôlei”, analisou o diretor adjunto do projeto, Heglison Toledo.