Depois de duas vitórias contra o E.C Praia Grande nas quartas de final, o JF Vôlei avança para a próxima fase dos playoffs da Superliga B
Por Lorenzo Baer

FOTO: COAST.FC | JF VÔLEI
Dois jogos, duas vitórias: esse foi o resumo do primeiro desafio do JF Vôlei na fase de playoffs da Superliga B 2024/25. Os dois confrontos contra o E.C. Praia Grande, time da baixada santista, demonstraram que o time segue forte rumo ao grande objetivo da temporada: o acesso da divisão de elite do voleibol nacional e o título da competição.
Ambos os jogos promoveram interessantes espetáculos para o público. Na primeira perna do confronto, realizada no dia 15 de Março com mando do E.C. Praia Grande, o JF Vôlei pôde demonstrar seu poderio fora de casa, buscando manter um equilíbrio ofensivo-defensivo que lhe garantisse um bom resultado na estrada.
O resultado de 3 sets a 1 à favor do JF Vôlei no duelo realizado no litoral paulista conferiu ao time de Juiz de Fora certa tranquilidade no segundo jogo das quartas de final, disputado no último sábado no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos.
Esse reencontro entre as equipes apresentou um cenário diferente para o time juiz-forano: com o apoio da torcida, que bateu recorde de público na atual edição da Superliga B com 4332 presentes, o JF Vôlei buscou impor seu estilo de jogo, investindo em um forte bloqueio, além de jogadas rápidas pelas pontas da rede.
Apesar do placar final da partida indicar uma vitória por 3 sets a 0, a pontuação não refletiu a realidade, como afirmou o próprio líbero do JF Vôlei Caio Santos : “A história do jogo não condiz com o que foi a partida. Foi um jogo difícil para nós, um 3 a 0 suado, pegado, com parciais longas, de um adversário que veio atrás da vitória”.
Por conta disso, o próprio jogador refletiu sobre o papel do público na resolução da partida: “a participação da torcida foi essencial. Não vou negar que ter 4000 pessoas olhando para gente no começo do jogo colocou uma pressão extra, com nós jogadores querendo resolver rápido os pontos. Mas depois nós fomos nos acalmando e adaptando ao ambiente. A partir daí, tudo começou a dar certo.”
A vitória encaminhou a vaga do JF Vôlei para a próxima fase do mata-mata da competição: as semifinais contra o Norde Vôlei, que serão disputadas nos próximos dias, com confrontos em Fortaleza (CE) e Juiz de Fora (MG).
UM RESUMO DOS CONFRONTOS DAS QUARTAS
JOGO 1
A caminhada do JF Vôlei nos playoffs da Superliga B 2024/25 começou oficialmente no dia 15, com o confronto disputado no Ginásio Sítio do Campo, em Praia Grande.
O primeiro set das quartas foi marcado por um equilíbrio inicial, enquanto as equipes analisavam os estilos de jogo de seu rival. Essa batalha ponto a ponto permaneceu até o primeiro terço do set, quando o JF Vôlei disparou no placar. O que antes era uma vantagem de apenas um ponto no 13/12 se transformou em uma de cinco, com o placar saltando para 18/13.
Os destaques nesse momento inicial das quartas foram o levantador Tárik e o central Pilan, dois dos líderes do atual elenco na temporada da Superliga B. Contando com a experiência, a dupla colaborou para envolver o time juiz-forano no espírito decisivo da partida. Com outros jogadores do elenco também entrando no ritmo, o set foi concluído na parcial 25/18.
O segundo set foi marcado pela ascensão de Wesleen, o oposto que tem sido um dos diferenciais do elenco no torneio. O jogador rodou quase todas as bolas que chegavam em seus domínios, em especial, na saída de rede.
O time conquistou boa vantagem na parte final do set, chegando a ter uma vantagem de 21/15 no placar. O Praia Grande esboçaria uma reação, cortando a vantagem para três pontos. No entanto, erros do time paulista e boas intervenções de Falcão contribuíram para que o JF Vôlei conquistasse o segundo set, em 25/22.
O terceiro set não foi tão favorável ao JF Vôlei. Erros não forçados do time juiz-forano, além de uma melhora considerável nas capacidades defensiva do Praia Grande permitiram que o time paulista conquistasse seu primeiro set no confronto, com uma parcial de 19/25. No entanto, a reação não tardaria a vir.
No quarto ato da partida, o JF Vôlei se reencontrou na duelo. Em um set tenso, no qual ambas as equipes se encontraram novamente trocando pontos sucessivamente, o JF Vôlei manteve a calma e equilíbrio, apostando especialmente nos jogadores que se encontravam bem no confronto: Wesleen, Falcão e Emerson.
Das mãos destes foi que a vantagem no placar foi conquistada, já na reta final do set. No entanto, seria por intermédio de uma boa rotação de Ruivo no saque que o jogo encontraria seu números finais, com a parcial do quarto set se concluindo em 25/20.
JOGO 2
O primeiro set do jogo dois começou com novo equilíbrio, como vinha sendo a tônica do confronto entre JF Vôlei e Praia Grande até o momento. Alguns erros de serviço e ataque marcaram os primeiros momentos do confronto, com nenhuma equipe tendo uma grande vantagem inicial.
Apesar disso, não demorou para as equipes entrarem no ritmo decisivo do jogo. Wesleen se demonstrou uma peça fundamental no set, mantendo uma rotação alta pela saída de rede. Marcelo Falcão e Emerson também tiveram bons momentos, com o time lentamente galgando a vantagem no set. A parcial final foi 25/23.
No segundo set, o JF Vôlei engrenou no começo da partida, impondo um bom volume ofensivo e encontrando espaços na quadra do time visitante. O capitão Pilan demonstrou liderança em quadra, guiando o resto do elenco através do exemplo: o central fechou a rede no set, executando uma série de bloqueios bem sucedidos que se converteram em pontos para o time de Juiz de Fora.
Ruiz também foi outro nome que começou a se sobressair, atuando em parceria com Wesleen. Ambos abriram a quadra do JF Vôlei, dando amplitude e profundidade às jogadas. Assim progrediu um set mais tranquilo, com parcial 25/15.
O terceiro set apresentou um cenário novo na partida, com vantagem inicial para o Praia Grande. Mas o JF Vôlei, guiado mais uma vez por Pilan, Wesleen e Ruiz, foi encontrando meios de perfurar a defesa cada vez mais resoluta do time paulista.
A virada veio durante a fase intermediária do set e, apesar de uma reação tardia, o Praia Grande não conseguiu reverter o placar. Mais um set para o JF Vôlei, desta vez com a parcial 25/19.