PROJETO ESPORTIVO SOCIAL

Transformando Vidas Através do Voleibol
Aula na E.M Tancredo Neves (bairro São Pedro/Juiz de Fora
Aula na E.M Tancredo Neves (bairro São Pedro/Juiz de Fora

Em 2015, nasce o PROJETO ESPORTIVO SOCIAL com um propósito claro: inspirar, educar e transformar através do voleibol. Criado em Juiz de Fora, se tornou esperança para mais de 250 jovens, com idades entre nove e 14 anos, provenientes de escolas públicas da região.

O objetivo principal do projeto promover a inclusão social por meio do esporte, a iniciação esportiva do voleibol e o lazer. Apesar de não ser o foco do trabalho, revelar talentos é uma consequência, de acordo com a coordenadora do projeto, professora Vitória Campos. Ela afirma que quando os professores identificam alunos com grande potencial, imediatamente os encaminha para o Centro de Ensino ou para a Categoria de Base.

Em parceria com quatro escolas públicas em Juiz de Fora, localizadas nos bairros São Pedro, Milho Branco, Barbosa Lage, Bandeirantes e um núcleo em Santana do Deserto, o projeto Esportivo Social oferece aulas gratuitas de vôlei, estruturadas em duas sessões semanais de uma hora que foca no desenvolvimento esportivo e na formação integral dos alunos.

A metodologia usada é a mini-vôlei, onde se adapta o jogo tradicional para quadras e grupos menores, garantindo que cada aluno receba atenção personalizada. Vitória revela que a estratégia de ensino trabalha com esquema de duas aulas, finalizadas para cada turma, com duração de uma hora, onde os professores realizam um aquecimento, uma parte mais técnica e tática já voltada para o jogo, e o jogo propriamente dito. Neste jogo todos os alunos realizam predominantemente os 3 principais fundamentos do voleibol: saque, toque e manchete.

O PROJETO ESPORTIVO SOCIAL não apenas democratiza o acesso ao voleibol, mas também proporciona um ambiente seguro e saudável para a prática esportiva, reforçando a inclusão social e a criação de oportunidades para todos, independentemente de seu nível de habilidade. A coordenadora afirma que desde a sua criação, o projeto tem enfrentado desafios significativos devido à alta taxa de procura, o que tem levado a coordenação do JF Vôlei a estar em constante evolução para ampliar sua área de atuação e chegar a mais pessoas, comunidades e cidades.

Ao longo de seus oito anos de atuação, muitas vitórias foram concretizadas pelos alunos do núcleo, destacando o potencial esportivo e a dedicação dos alunos envolvidos. Entre as conquistas: uma bolsa de estudo em uma escola particular da cidade e a participação de oito atletas em outro programa do projeto JF Vôlei, as categorias de base. Na visão da professora Vitória Campos, o Projeto Esportivo Social está no caminho certo por proporcionar a crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciar e conhecer melhor o voleibol e, desta forma, usar o esporte como uma forma de desenvolvimento social positivo, ajudando na formação da família e das escolas. É um trabalho que vai além do voleibol; é uma jornada de crescimento, aprendizado e esperança para centenas de jovens. Cada saque, cada toque, cada recepção representam um passo em direção a um futuro mais promissor para várias crianças.