Em confronto tranquilo contra a equipe do litoral paulista, o JF Vôlei saiu com a vitória por 3 sets a 0
Por Lorenzo Baer
Depois de um hiato de duas semanas entre o último jogo do JF Vôlei e a partida de sábado, o time juiz-forano veio novamente a entrar em ação, desta vez, contra o time do Vôlei São Sebá. A partida, disputada no Ginásio Municipal e válida pela 12ª rodada da Superliga B foi um embate bastante tranquilo para o JF Vôlei, que não teve muitas dificuldades em fechar a partida em sets diretos.
O São Sebá, que vinha de uma sequência bem irregular na competição, intercalando vitórias e derrotas, buscava principalmente se consolidar entre o top-8, ou seja, os times que irão para os playoffs de acesso da Superliga.

FOTO: COAST.FC
Os dois primeiros sets foram dominados pelas ações ofensivas do JF Vôlei, com uma boa rotação entre os atletas responsáveis pelas ações ofensivas da equipe. No terceiro set, o time juiz-forano teve certa dificuldade, à medida que o São Sebá tentou desencadear uma reação tardia na partida.
No entanto, o JF Vôlei saiu com resultado positivo frente a sua torcida, fechado em 3 sets a 0 o confronto, com parciais 25/17, 25/17 e 25/21. O público registrado no Ginásio Municipal foi de 1109 pagantes.
Com a vitória conquistada no sábado, o JF Vôlei segue na liderança da Superliga B, somando 32 pontos, oito a mais que o Montes Claros, que se mantém provisoriamente na vice-liderança do torneio.
A PARTIDA
PRIMEIRO SET
Quem abriu o serviço no primeiro set foi o São Sebá. No entanto, quem levou o ponto foi o JF Vôlei, com um ataque de Emerson pela entrada de rede.
O ponteiro foi o destaque dos momentos iniciais da partida, sendo um dos principais responsáveis por levar o JF Vôlei a uma vantagem de 7/4 no placar logo nos primeiros momentos do jogo.
No entanto, não era só Emerson que merecia seu destaque. Marcelo Falcão também demonstrava que seria uma peça fundamental durante o confronto. A primeira confirmação disso foi um ataque do jogador pela entrada, deixando o jogo em 9/6.
Tais movimentações de Emerson e Falcão ajudaram a compensar um começo de partida apagado de Wesleen. O oposto, que vinha sendo a principal peça do JF Vôlei nos últimos confrontos na Superliga B, era completamente anulado pela defesa do São Sebá, que subia para defender todos os ataques do jogador com bloqueios duplos ou triplos.
Mas não era só na ofensiva que o JF Vôlei se impunha na partida. Nos bloqueios, o time também se revelava sólido. Dois pontos seguidos deste fundamento, primeiro com um simples de Tarik, e depois um duplo de Pilan e Emerson, serviram para o placar saltar de 11/9 a 13/9.
A intensidade de jogo do JF Vôlei se manteve alta ao longo de todo o set, com o time lentamente ampliando sua vantagem frente ao São Sebá.
Já eram 20/15 quando Ruiz resolveu brilhar nos fundamentos: primeiramente em um bloqueio duplo com Pilan, o jogador elevou o placar para 21/15 – e logo em seguida com um ataque pela entrada, com a pontuação subindo para o 22/15.
Com o set bem encaminhado, o técnico André Silva promoveu a aparição de uma cara nova no time: o levantador Carlos Henrique, que passara os últimos meses se recuperando de uma grave lesão.
Mas coube a Emerson fechar o set, do mesmo jeito que ele havia começado: com um ataque do ponteiro pela entrada de rede. Parcial final, 25/17.
SEGUNDO SET
Emerson abriu as atividades do set sacando. Mas foi Ruiz quem garantiu o primeiro ponto para o JF Vôlei, com um ataque pela entrada. Mesmo que o empate do São Sebá tenha vindo logo em seguida, Ruiz não tardou em responder a altura, com novo ataque e novo ponto: 2/1.
Wesleen, depois do primeiro set discreto, começou finalmente a aparecer na partida, sendo uma das figuras responsáveis por fazer o JF Vôlei se descolar do São Sebá no placar. Em uma boa sequência de pontos, o time chegou até 9/5.
Apesar do time do litoral paulista buscar reequilibrar a partida, o JF Vôlei não permitia que isso acontecesse. Duas jogadas de habilidade no meio do set eletrizaram a torcida, que empurrava os jogadores no Ginásio Municipal.
A primeira foi uma linda largadinha de Wesleen pela entrada de rede, quebrando completamente a defesa do São Sebá e deixando o placar em 11/6. Alguns pontos depois, foi a vez de Tarik demonstrar sua classe, em uma bola de dois tempos que pegou desprevenido o time do São Sebá. O resultado foi o placar a 14/9.
Foi nesse momento que uma das figuras principais do primeiro set começou a ressurgir na partida. Emerson fez sua primeira boa intervenção no segundo set com um ataque curto rente a rede, que deixou o jogo em 16/10.
Apesar do São Sebá ensaiar uma reação nos momentos finais do set, conseguindo executar três pontos seguidos e deixando o jogo em 22/16, o time do JF Vôlei não se abateu.
Coube a Carlos Henrique, em um momento de redenção própria do jogador, a honra de fechar o set, com um ace e o placar em 25/17.
TERCEIRO SET
O serviço inicial retornou ao São Sebá para o terceiro set, e, desta vez, o time paulista aproveitou a oportunidade, abrindo rapidamente 0/2 no placar. Mas o time juiz-forano não tardou a buscar a reação, com Wesleen e Pilan liderando a virada em 3/2.
Wesleen parecia que havia realmente deixado para trás os momentos instáveis do começo do jogo, confirmando isso com uma boa rotação no saque, que culminou com um ace no 5/3.
Apesar da aparente tranquilidade do set, que culminou com uma vantagem de quatro pontos para o JF Vôlei (8/4), o terceiro set reservava surpresas desagradáveis para a equipe. Em uma rápida reação, o São Sebá buscou o empate, equilibrando o jogo em 10/10.
Falcão tratou de deixar o JF Vôlei na frente novamente, mas o São Sebá buscou o empate. O central pontuou novamente em seguida, no entanto, o enredo se repetiu, com o time paulista deixando tudo igual no placar.
A partida seguiu nesse ritmo até o 15/15, quando o São Sebá tomou a dianteira na pontuação. Era a vez do JF Vôlei correr atrás do placar e, para isso, o técnico André Silva pediu um tempo em quadra.
Essa quebra no ritmo da partida foi essencial para que o JF Vôlei voltasse para o duelo. Wesleen tratou de cortar a vantagem tênue do São Sebá, com o placar voltado para o empate em 16/16.
A virada do JF Vôlei aconteceu no 18/17, com um bloqueio duplo de Falcão e Wesleen. E seria nesse fundamento que o JF Vôlei teria sua maior força nos momentos finais do confronto. No 21/18 seria Ruiz o responsável por fechar a porta para o ataque do São Sebá, enquanto que no ponto seguinte, foi Falcão que subiu mais alto no bloqueio, garantindo mais um ponto para time juiz-forano.
Por fim, seria um erro de saque do São Sebá que daria números finais ao confronto, com o set se concluindo em 25/21 a favor do JF Vôlei.